--//--

Seu escritório merece a melhor gestão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Você está perdido?

Tenho escutado com alguma frequência as pessoas comentarem que se sentem perdidas dentro desse mundo para o qual elas não foram preparadas.

Desde o início dos tempos, as coisas sempre mudaram, mas nunca com a frequência e a amplitude que temos acompanhado no século XXI. Zigmunt Bauman já havia anunciado, na virada do século, o Mundo e os Sentimentos Líquidos onde não havia estabilidade. Já não se fazia nada para durar, desde eletrodomésticos até as relações humanas.

Mais recentemente passamos a ouvir a expressão Mundo VUCA, que sinaliza um ambiente volátil (Volatility), incerto (Uncertainty), complexo (Complexity) e ambíguo (Ambiguity). É neste tipo de ambiente que os indivíduos precisam tomar decisões e aí … sentem-se perdidos, não conhecem as novas regras e não conseguem conviver com a nova geração que chega no mercado de trabalho.

Os valores no século XXI também passaram por uma revisão na priorização, assim como o questionamento sobre o propósito pessoal e se está alinhado com o que faz como trabalho.

As características desse novo mundo têm acabado com profissões e exigido novas habilidades para a sobrevivência no mercado de trabalho. Os executivos e profissionais liberais sentem a necessidade de se reinventar, mas não saber o que fazer ou por onde começar. Líderes encontram dificuldade na nova dinâmica do mercado, muito mais ágil.

Este é o seu cliente, bem-vindo ao jogo!

Temas e conceitos como valores, propósito e meta não estão restritos ao seu espaço de atendimento de coaching, mas estão presentes nas redes sociais e seu cliente ainda pode buscar no Dr. Google. Em alguns casos seu cliente chega muito mais preparado do que você poderia esperar. Ele quer resultados imediatos. Ele compreende esse vocabulário e está pronto para questionar.

Estar atualizado em relação às novas tendências e comportamento sociais e profissionais, deve ser uma preocupação contínua do coach para que possa compreender as angústias de quem o procura e para que possa fazer perguntas produtivas, gerando reflexão interna por parte do coachee e informação relevante para o coach, a fim de ajudar o coachee a alcançar a sua meta.

Prepare-se!  Leituras diversas, observação de comportamento e conversas variadas com pessoas de diversas idades e formação podem ajudar a abrir seus horizontes.

Vamos lá, mãos a obra, que 2018 está aí e a sorte favorece os que estão mais preparado.

Quer ver mais conteúdos?

Assine nossa
Newsletter

Veja mais

Você está perdido?

Tenho escutado com alguma frequência as pessoas comentarem que se sentem perdidas dentro desse mundo para o qual elas não foram preparadas. Desde o início dos tempos, as coisas sempre mudaram, mas nunca com a frequência e a amplitude que temos acompanhado no século XXI. Zigmunt Bauman já havia anunciado, na virada do século, o Mundo e os Sentimentos Líquidos onde não havia estabilidade. Já não se fazia nada para

Faces do empreendedor

Você sabia que em 1994 foi publicado o livro JOB SHIFT, cujo autor, William Bridges, abordava a tendência em relação ao fim do emprego, pelo menos como nós o conhecemos. A partir daí, propunha que cada pessoa deveria olhar para si mesma como uma empresa: “Você & Co”. Assim, cada um seria responsável pela sua trajetóriae para isso deveria preparar-se, criar e manter sua rede de relações (sistema de apoio

Ainda sobre a “virada de ano” e as mudanças contínuas

Sonia LopesArquiteta, DSc Administração. #arquitetoempreendedor #tipprojetos #gerenciamentodeprojetos #modelotip #gestao Todos nós já passamos por alguma “reflexão de virada de ano”. Tenho visto nas redes sociais muitas propostas para redefinir metas e objetivos pessoais em um ano que começa cheio de incertezas, mas com esperança, afinal parece que teremos a vacina. Tenho acompanhado também empresas apresentando seu novo logotipo ou site, se reposicionando. O reposicionamento, seja pessoal ou profissional, deve ser cada

O profissional criativo e o empreendedorismo: equilibrando diversos pratos

Nos dois textos anteriores (*) tratamos o tema do empreendedorismo de forma geral sem focar especificamente em nenhuma categoria profissional. A partir de agora, trataremos dos profissionais que atuam em áreas tradicionalmente conhecidas como criativas e mais recentemente, batizados de “indústria criativa”. Nesse nicho, sempre acompanhei a realidade dos arquitetos, afinal faço parte deste grupo e assim, vivi na pele uma série de questões que ainda hoje são problemas para